quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Virtudes e Defeitos


Tenho uma teoria:
"As pessoas não nascem com virtudes. Nós as adquirimos e evoluímos."

Pelo contrário, as pessoas nascem com o que podemos chamar de defeitos, ou mesmo "características ruins".
Todos nascemos com egoísmo, preguiça, luxuria, extravagância, avareza, inveja, ira, etc. Claro que existem as características ruins que adquirimos já grandes, pelo contato com outras pessoas -o que não deixa de ser apenas uma evolução o que já nos vem "acoplado", mas isso já minha divagação- por más experiências, e tudo mais.

Logo que nascemos somos incitados pelas pessoas ao nosso redor sobre o que é bom e o que é mau, o que podemos ou não fazer. E isso nada mais é do que o principio de nosso própria evolução.
Conforme crescemos e estabelecemos relações com as pessoas que convivemos é que aprendemos sobre virtudes e defeitos, e é ai que começamos a realmente amadurecer.
Sendo assim podemos afirmar que:
"Bondade é o mesmo que crescer".

Essa é minha teoria por, por observar, consegui ver que quanto mais se entende sobre as virtudes e defeitos, mais se amadurece. Quando entendemos o mal que nossos defeitos causam -tanto a outros como à nós mesmos- nos esforçamos para não mais comete-los, e assim ganhamos nossa virtude, e em meio a tudo isso, nós crescemos, amadurecemos...

Nós nunca deixaremos completamente de ter esses defeitos e errar, é claro, pois infelizmente eles já nascem em nós. Somos seres humanos, nunca conseguiremos realmente alcançar o Nirvana. Nossa apoteose jamais será completa. Mas podemos sempre nos orgulharmos de sermos bons...

Por crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário